Impacto ambiental na destinação de resíduos para fabricação de coproduto

A transformação dos resíduos alimentícios como por exemplo biscoitos, chocolates, pães e massas em coproduto para alimentação animal, é uma das alternativas disponíveis para realizar a destinação correta dos resíduos gerados em seu processo produtivo.

A destinação para fabricação de coproduto gera diversos benefícios econômicos e ambientais como diminuição do custo dos resíduos, visto que sua comercialização gera receita para geradora, além de promover uma reutilização de um produto que seria jogado no aterro. Além desses pontos, a fabricação de coproduto colabora com o meio ambiente na diminuição da demanda de área plantada de grãos, pois ele substitui, principalmente, o milho nas dietas dos animais.

Segundo ABIMPAI (2021) a produção de biscoito, pães e massas alimentícias somadas foram de 3,55 milhões de toneladas no ano de 2020. Presume-se, segundo Lopez (2016), 8% de perca no processo produtivo de biscoitos, adotando esse percentil para as outras categorias de alimentos, temos uma perca anual de 284 mil toneladas ao ano. Isso equivale a 4,7 milhões de sacas de milho ao ano, sendo a produtividade média brasileira, segundo a CNA (2021) de 92 sacas por hectare/ano temos uma economia de área plantada de 51,4 mil hectares.

Sabemos que existem fábricas mais eficientes, gerando menos resíduos e fazendas mais eficientes na produção de milho. Adotando uma geração de resíduo na ordem de 4% e uma produtividade 250 sacas hectare/ano temos uma economia de 9,47 mil hectares de área plantada.

O reaproveitamento e valorização do resíduo tem grande impacto ambiental e social, assim podemos dar um novo destino para todo esforço da cadeia produtora e não desperdiçar os nutrientes presente nos alimentos inaptos para consumo humano.

É de suma importância essa conscientização e destinação por parte da indústria principalmente nesse momento que estamos adaptando nossa cultura aos princípios ESG.

Destacamos que apenas empresas certificadas no Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento como fabricante de coproduto estão aptas a realizarem a coleta e transformação dos resíduos em coprodutos.
Fonte:
https://www.cnabrasil.org.br/noticias/competicao-o-que-falta-para-o-brasil-alcancar-os-estados-unidos-no-milho
http://lyceumonline.usf.edu.br/salavirtual/documentos/2980.pdf
https://www.abimapi.com.br/estatisticas.php

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *